A secretaria de Saúde do município de Maraial, Sabrina Marques informa que até hoje, registrou 195 casos de COVID-19. A secretária em conjunto com os setores de vigilância municipal realizou orientações técnicas sobre as ações para prevenção ao Coronavírus, seguindo os decretos estaduais, são alguns dos motivos que levam a cidade, distrito de sertãozinho e localidades rurais a uma curva de evolução lenta a pandemia que estamos vivenciando.
As consultas e atendimentos eletivos foram suspensos, porém as Unidades de Saúde da Família priorizaram vacinação, atendimentos a grupos de riscos e casos suspeitos com sinais de alerta referenciados a Unidade Hospitalar atendendo também por demanda espontânea aos suspeitos da COVID-19,
A assistência à saúde do município conta com equipe multiprofissional para uma assistência de qualidade aos seus munícipes. Adotando medidas visando os funcionários idosos e pertencentes ao grupo de risco, em sistema home office, realizando vacinação de idosos e grupos de risco em domicilio, ofertado treinamento ao profissionais de saúde, disponibilizados EPIs, medicação e qualidade no transporte de pacientes, atendendo as demandas municipais da unidades de assistência à saúde e população geral.
O Município conta com o aplicativo “ATENDE EM CASA”, onde os usuários podem receber orientação profissional e já realizar o pré-agendamento do seu exame, caso tenha sintomatologia do COVID-19, a testagem estar disponível para toda população que procurar os serviços ou profissionais de saúde, exames para confirmação ou descarte da COVID-19, como o RT-PCR e sorologia.
A integração nos setores da saúde realizou orientações, ações e medidas preventivas que estão sendo adotadas no município , foram confeccionados materiais educativos, distribuição de máscaras e álcool nos domicílios e em feira, livre, priorizando grupos de riscos, lavatório para mãos em pontos estratégicos, orientando os comerciantes a forma correta de prevenção e cuidados, realizado sanitização e higienização, das principais vias públicas, unidades de assistência à saúde básica e hospitalar, prédios públicos, instituições bancárias, pontos de moto táxi, transporte complementar e bairros com mais casos suspeitos e monitoramento de entrada e saída de veículos através da barreira sanitária, onde é disponibilizado medição de temperatura, orientação ao COVID-19 e disponibilização de álcool 70%.
A informação tem sido uma ferramenta fundamental utilizada pela Secretaria de Saúde. Todas as ações estão sendo divulgadas nas redes sociais oficiais, praticamente em tempo real, a secretaria de saúde, tomaram juntos a decisão de reabrir, de maneira gradativa, o comércio, com as medidas de prevenção e proteção sendo adotadas pelos comerciantes e população em geral.
Comentários
Postar um comentário