Pular para o conteúdo principal

OPINIÃO: Pandemia e HIPOCRISIA.

Na atual tragédia de saúde pública e de economia, que o Brasil e o mundo atravessam, e que certos personagens, no Brasil, inconformados com a derrota eleitoral, querem transformar em tragédia também política, para conseguir aí qualquer pretexto a fim de derrubar o presidente, – vem-me espantando o nível de hipocrisia reinante. Hipocrisia cínica, sem nenhum pudor.

É para ficar em casa toda a população? É para se adotar o tal isolamento “horizontal”, não o “vertical”? Mas, é mesmo? Ou esse recolhimento doméstico está sendo tremendamente seletivo?

Há não pequena hipocrisia nesse confinamento. Porque  nem todos são obrigados a ficar em casa. E não são somente os médicos e enfermeiros, cuja missão é atender os doentes, que não ficam em suas casas – o que seria muito compreensível. Também não ficam em casa os trabalhadores das padarias e dos mercados, onde se compram os alimentos. Nem os caminhoneiros que os transportam. Nem os entregadores de refeições. Nem os porteiros dos prédios, encarregados de garantir o acesso e controlar as entradas. Também estes últimos são serviços essenciais?

E por que seriam serviços essenciais? Sobretudo: essenciais para quem? Para mim, para a boa classe média (e a alta) que pode ficar um ou dois meses em casa sem especiais prejuízos. Todos aqueles que, de um modo ou de outro, servem a essas classes, estão podendo sair para as ruas, vir de suas casas para os seus locais de trabalho, e portanto correm risco de se infectar.

Mas todos aqueles outros (e são uma população imensa, nesse nosso Brasil tão desigual) que precisam das ruas para trabalhar, para ganhar o seu sustento? Aqueles para os quais as ruas são essenciais, essenciais para viver (melhor: para sobreviver)? Os serviços que prestam, nas ruas, são essenciais para eles – mas disso os governantes “sensíveis” não se incomodam, ou apenas transferem a responsabilidade para o governo federal. E essa parcela enorme da população, impedida de ganhar nas ruas o seu pão cotidiano, vai sobreviver como? O que acontecerá, quando vier a fome? Farão saques ou padecerão de outras doenças?  

O confinamento já é, portanto, seletivo, já é, como se diz, “vertical”. Egoisticamente vertical. Atende às classes média e alta. Não atende àquela imensa parcela da população mais humilde – aqueles que não têm emprego nem renda nem poupança, tanto os que não são aposentados nem estão em programa de bolsa família (população que, sendo conhecida, é mais fácil de ajudar), quanto a massa dos que desenvolvem pequenos negócios e dos que vivem na informalidade, na prestação de pequenos serviços. O governo terá condições para chegar a eles e acudi-los em tempo? Identificá-los não é tarefa nada fácil. Eles serão ajudados, sim, mas se sobreviverem até lá. E, pior:  se a verba chegar até eles, e não for desviada, no caminho,  por esses muitos prefeitos e governadores demasiado “honestos” que infestam o Brasil.

Enfim, são dois dramas sociais – a pandemia, de um lado, e a economia pessoal das pessoas, sobretudo as mais humildes, de outro, – que têm de ser enfrentados conjuntamente e ao mesmo tempo – não um sozinho, nem um agora e o outro, depois.

Por: José Luiz Delgado
Professor de Direito UFPE.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALMARES: A lista dos INDEFERIDOS para VEREADOR só aumenta.

Em Palmares/PE, a LISTA dos candidatos a VEREADOR que tiveram seus pedidos de REGISTRO INDEFERIDO pela JUSTIÇA ELEITORAL só AUMENTA. Abaixo mais alguns que segundo a justiça, estão INAPTOS a concorrerem no próximo pleito: Em todos os INDEFERIMENTOS, cabe recursos.

BELO JARDIM: Prefeitura compra 600 botijões de gás para ESCOLAS FECHADAS.

A Câmara de Vereadores de Belo Jardim aprovou, por unanimidade, na sessão on-line da última quinta-feira (21), o pedido de informação de autoria do vereador Bruno Galvão (PT), solicitando à Secretaria de Educação, dados sobre a compra e utilização de 600 botijões de gás de cozinha, para produção de merenda da rede municipal de ensino. Em fevereiro, março e abril deste ano, a Secretaria de Educação de Belo Jardim, gastou R$ 43 mil reais com a compra de botijões de gás de cozinha. O valor unitário de acordo com os empenhos n° 348 e 540, equivale a R$ 70,50 reais. “Este ano, os alunos da rede municipal tiveram apenas um mês de aula, que corresponde ao período de 15 de fevereiro ao último dia 17 de março, sem mencionar os feriados do carnaval, previstos no calendário escolar. Como sabemos, as aulas foram suspensas em toda rede de ensino do país, devido à pandemia do coronavírus, o que não justifica a compra dessa quantidade de gás de cozinha sem a realização das atividades nas ...

SEGURANÇA: GCM quais as ATRIBUIÇÕES e o PAPEL da GCM (Guarda Civil Municipal) no município?

Muito se discute quais as atribuições e o papel da Guarda Municipal na Sociedade. Várias são as indagações sobre PODER DE POLÍCIA, ATUAÇÃO POLICIAL e PORTE LEGAL DE ARMAS. Verdadeiros defensores da sociedade principalmente no âmbito municipal, os GUARDAS são importantes em suas ações no combate e prevenção de vários ilícitos e sim, auxiliam os órgãos policiais como Polícia Militar e Polícia Cívil no sentido de combater índices de violência e também manutenção e preservação do Patrimônio Público MUNICIPAL. O Guarda Municipal deverá zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município; prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais; colaborar, de forma integrada com os órgãos ...