Pular para o conteúdo principal

COVID19: A Farsa do CORONAVÍRUS.




O leitor já viu notícias afirmando que a nova doença se assemelha a uma gripe comum, não sendo mais letal que essa doença banal. Para cada notícia tranquilizadora, no entanto, o leitor viu outras dezenas pintando uma doença aterrorizante e mortal capaz de justificar a quarentena de cidades e até regiões inteiras, de fechar escolas, locais de trabalho, suspender jogos e espetáculos, além de uma série de medidas nunca antes vistas em tamanha extensão. Assim, o que chegou ao leitor, certamente, foram umas poucas notícias esclarecedoras revelando a banalidade da doença, contrastadas com uma profusão de outras sugerindo o contrário, que se trata de doença seriíssima, verdadeiramente letal.
Tranquilize-se, leitor, a doença é banal e a farsa pode ser evidenciada atentando-se para algumas das notícias veiculadas. Vejamos.
De acordo com o diretor geral da Organização Mundial de Saúde:
“Qualquer indivíduo, de qualquer idade, importa. Nos machuca saber que em alguns países eles querem ir para a mitigação porque o vírus só mata as pessoas mais velhas. Isso é perigoso. Se mata uma pessoa mais velha ou mais nova, qualquer país tem obrigação de salvar aquela pessoa”, disse Tedros.
“A taxa de letalidade desse surto é alta. Nós não deveríamos categorizar por novo ou velho. Temos que entender do ponto de vista da epidemiologia, mas todas as vidas importam”, disse o diretor-geral (da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus).
O argumento parece ter um apelo bondoso e humanitário, apesar da afirmação inquietante de que a letalidade do vírus seja alta, quando na Coreia do Sul é de 0,8%, valor reduzido a menos da metade entre as mulheres —consequência de o tabagismo ser hábito quase exclusivamente masculino no país —, aproximadamente o de um resfriado comum.

Mas o humanitarismo e bondade da afirmação não se relacionam a tal equívoco, mas à atenção aos idosos e à obrigação de tentar salvar qualquer pessoa, independentemente de qualquer fator.
Outra notícia, contudo, revela a hipocrisia do diretor da OMS, atentemos:
“Dos 18 casos descartados em Pernambuco, quatro não tiveram resultado laboratorial positivo para nenhum vírus respiratório. Cinco foram positivos para Influenza-B e outros cinco, para Influenza-A (H1N1) e dois para rinovírus.
Um caso foi positivo para beta coronavírus OC43 (resultado do Instituto Evandro Chagas, do Pará) e outro para o alpha coronavírus 229E. Esses são dois tipos de coronavírus antigos, mais comuns, em circulação desde antes do surgimento do novo coronavírus.”
A primeira estranheza que essa notícia nos revela é que a gripe suína, H1N1, permanece entre nós, nunca tendo sido debelada. A igualdade do número de casos (5) entre as duas variedades de gripe, a comum e a suína, mostra também que a gripe suína está tão comum quanto a antiga. Sabe-se que as duas são muitíssimo assemelhadas, inclusive quanto à baixa letalidade, muito próxima, aliás, da causada pelo coronavírus. (A pandemia mortal de gripe suína também foi uma farsa).
A notícia revela ainda que além de rinovírus e de agentes não identificados, causadores de resfriados, duas variedades antigas do coronavírus, pelo menos, estão circulando em Recife e, naturalmente, no resto do mundo.
Embora, surpreendentemente, tanto a China quanto a Coreia do Sul estejam conseguindo debelar a nova doença, o que me parece um feito espantoso, tudo indica que nem a Europa nem os EUA conseguirão repetir o feito, estando o vírus, provavelmente, já fora de controle nesses locais.

Países como o Irã, ou o Afeganistão, assolados por boicotes e guerras, de qualquer modo, nem sonharão em conter o surto, imersos em problemas muito maiores que esse.
Tudo isso somado garantirá a circulação do novo vírus por todo o planeta, e sua posterior permanência, retornando mais frequentemente em surtos sazonais, como todo o coquetel que hoje provoca os demais resfriados.
Nos próximos anos o Covid-19 se tornará tão natural para nós quanto a gripe suína hoje. Ambos continuarão a nos chatear com tosses e espirros, cobrando, eventualmente as vidas de pessoas previamente debilitadas. Assim como a gripe suína, o Covid-19 continuará a repetir seus ciclos sazonais, intensificando-se nas épocas frias. Sem alarde, no entanto, não haverá quarentenas, nem demais medidas que o alarde momentâneo nos fazem parecer natural.
Tudo indica que o coronavírus repetirá a farsa da gripe suína, acrescentando a ela uma dimensão inusitada com a fabricação de uma crise econômica completamente injustificada.
. * * *
A OMS estima a letalidade do coronavírus através da divisão do número de óbitos pelo de notificações da doença. Esse cálculo revela de fato, o que tecnicamente é chamado uma cota superior do número desejado, uma estimativa exagerada que não pode ser superada pelo valor real. Isso deveria ser esclarecido.
. * * *
O número de casos descartados, relativo ao de confirmações, nos dá uma boa estimativa da importância da nova doença em relação aos outros resfriados.
Por Gustavo Golus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALMARES: A lista dos INDEFERIDOS para VEREADOR só aumenta.

Em Palmares/PE, a LISTA dos candidatos a VEREADOR que tiveram seus pedidos de REGISTRO INDEFERIDO pela JUSTIÇA ELEITORAL só AUMENTA. Abaixo mais alguns que segundo a justiça, estão INAPTOS a concorrerem no próximo pleito: Em todos os INDEFERIMENTOS, cabe recursos.

BELO JARDIM: Prefeitura compra 600 botijões de gás para ESCOLAS FECHADAS.

A Câmara de Vereadores de Belo Jardim aprovou, por unanimidade, na sessão on-line da última quinta-feira (21), o pedido de informação de autoria do vereador Bruno Galvão (PT), solicitando à Secretaria de Educação, dados sobre a compra e utilização de 600 botijões de gás de cozinha, para produção de merenda da rede municipal de ensino. Em fevereiro, março e abril deste ano, a Secretaria de Educação de Belo Jardim, gastou R$ 43 mil reais com a compra de botijões de gás de cozinha. O valor unitário de acordo com os empenhos n° 348 e 540, equivale a R$ 70,50 reais. “Este ano, os alunos da rede municipal tiveram apenas um mês de aula, que corresponde ao período de 15 de fevereiro ao último dia 17 de março, sem mencionar os feriados do carnaval, previstos no calendário escolar. Como sabemos, as aulas foram suspensas em toda rede de ensino do país, devido à pandemia do coronavírus, o que não justifica a compra dessa quantidade de gás de cozinha sem a realização das atividades nas ...

SEGURANÇA: GCM quais as ATRIBUIÇÕES e o PAPEL da GCM (Guarda Civil Municipal) no município?

Muito se discute quais as atribuições e o papel da Guarda Municipal na Sociedade. Várias são as indagações sobre PODER DE POLÍCIA, ATUAÇÃO POLICIAL e PORTE LEGAL DE ARMAS. Verdadeiros defensores da sociedade principalmente no âmbito municipal, os GUARDAS são importantes em suas ações no combate e prevenção de vários ilícitos e sim, auxiliam os órgãos policiais como Polícia Militar e Polícia Cívil no sentido de combater índices de violência e também manutenção e preservação do Patrimônio Público MUNICIPAL. O Guarda Municipal deverá zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município; prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais; colaborar, de forma integrada com os órgãos ...