Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2020: A IMPORTÂNCIA e os MISTÉRIOS do VICE-PREFEITO.

Nas eleições para prefeito, as atenções estão geralmente voltadas para os candidatos majoritários das chapas concorrentes. Afinal, são essas pessoas que assumirão o cargo de prefeito, caso sejam eleitas.

Mas o que muitos esquecem é que ao lado de cada um desses candidatos encontramos uma figura misteriosa: o candidato a vice. Sem muitas funções oficiais, além de substituir o titular do cargo, a existência dessa figura é muitas vezes ignorada, o que é um grande problema.

Além de companheiro de chapa, o vice é a pessoa que será mais próxima do poder,  Mas ele não precisa chegar ao lugar do titular para fazer alguma diferença. Um bom companheiro de chapa pode colaborar e muito na administração, dialogando com a sociedade e somando forças com o Prefeito. Assim sendo, é muito importante entender os principais fatores envolvidos na escolha de um vice.

Algumas questões pode ser da curiosidade de muitos leitores: quais são de fato as atribuições de um vice-prefeito?

Oficialmente não são muitas. Pode-se dizer que a principal função de um vice é justamente ser o substituto imediato do prefeito no cargo. Em caso de renúncia, morte, cassação ou impedimento do titular, é o vice que herda o cargo. Ele também assume quando o gestor se ausenta do município, dependendo do caso.

Além de ser simplesmente um tampa-buracos, o vice pode ser também um articulador político, auxiliando o prefeito no cargo em tudo que estiver a seu alcance. Ou seja, ele não precisa assumir o cargo definitivamente para ser uma pessoa ativa na gestão e colaboradora.

Oficialmente, os vices são escolhidos nas convenções que é o espaço em que os partidos definem quem serão seus candidatos e se farão parte de alguma COLIGAÇÃO.

No caso de o partido se coligar a outros, é muito natural que o candidato a vice venha de algum partido de coligação formando uma chapa mista (diferente da chapa pura, com dois nomes de um único partido). Chapas mistas são comuns nesse caso porque o partido com o candidato titular precisa acenar aos outros partidos que eles terão uma participação efetiva na gestão do executivo em caso de sucesso nas urnas. Assim, cargos-chave são oferecidos aos partidos da coligação, e um deles pode ser o de vice.

Após as eleições, o governante terá de formar uma coalizão que o apoie. Note que não estamos falando mais de coligação, pois ela só serve para fins eleitorais. Assim que a eleição termina, cessa também a coligação. Mas a coalizão, que é um arranjo informal de parlamentares que apoiam o prefeito eleito, deve existir ao longo de todo o mandato, dentro do Poder Legislativo.

O vice pode ajudar a articular essa coalizão, especialmente se for de um partido diferente do titular. Nesse caso, ele pode ter mais facilidade para convencer seus correligionários e mantê-los dentro da base de apoio do prefeito.

O vice precisa ser uma pessoa da confiança do titular da chapa. Por um lado, ele deve demonstrar que está apto a ser um bom substitutos e com qualificações que o credenciem como gestor público.

Também não se pode menosprezar a importância da afinidade de ideias entre o vice e o titular. Eles precisam estar sintonizados e ter prioridades semelhantes, caso contrário, podem surgir conflitos. É frequente que candidatos descrevam o vice ideal como alguém que "trabalhe mais e reclame menos" ou que “ajude mais do que atrapalhe”.

Em que pese que a importância da discrição deste candidato, ele também é frequentemente escolhido para render uma votação mais expressiva para a chapa. Por isso, nomes com base eleitoral forte são frequentemente escolhidos, na esperança de que consigam transferir alguns votos adicionais para a candidatura.

Ele(a) pode também trazer votos de bases eleitorais em que o titular não é capaz de alcançar uma boa votação devido a duferencas ideológicas. Dessa forma, ele pode ser um bom complemento à votação do titular.

Você entendeu a importância de um vice-prefeito e como ele pode influenciar no jogo político? Daí os mistérios pelas escolhas deles. Ficando praticamente por último, pós são peças-chaves.

(Politize)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALMARES: A lista dos INDEFERIDOS para VEREADOR só aumenta.

Em Palmares/PE, a LISTA dos candidatos a VEREADOR que tiveram seus pedidos de REGISTRO INDEFERIDO pela JUSTIÇA ELEITORAL só AUMENTA. Abaixo mais alguns que segundo a justiça, estão INAPTOS a concorrerem no próximo pleito: Em todos os INDEFERIMENTOS, cabe recursos.

BELO JARDIM: Prefeitura compra 600 botijões de gás para ESCOLAS FECHADAS.

A Câmara de Vereadores de Belo Jardim aprovou, por unanimidade, na sessão on-line da última quinta-feira (21), o pedido de informação de autoria do vereador Bruno Galvão (PT), solicitando à Secretaria de Educação, dados sobre a compra e utilização de 600 botijões de gás de cozinha, para produção de merenda da rede municipal de ensino. Em fevereiro, março e abril deste ano, a Secretaria de Educação de Belo Jardim, gastou R$ 43 mil reais com a compra de botijões de gás de cozinha. O valor unitário de acordo com os empenhos n° 348 e 540, equivale a R$ 70,50 reais. “Este ano, os alunos da rede municipal tiveram apenas um mês de aula, que corresponde ao período de 15 de fevereiro ao último dia 17 de março, sem mencionar os feriados do carnaval, previstos no calendário escolar. Como sabemos, as aulas foram suspensas em toda rede de ensino do país, devido à pandemia do coronavírus, o que não justifica a compra dessa quantidade de gás de cozinha sem a realização das atividades nas ...

SEGURANÇA: GCM quais as ATRIBUIÇÕES e o PAPEL da GCM (Guarda Civil Municipal) no município?

Muito se discute quais as atribuições e o papel da Guarda Municipal na Sociedade. Várias são as indagações sobre PODER DE POLÍCIA, ATUAÇÃO POLICIAL e PORTE LEGAL DE ARMAS. Verdadeiros defensores da sociedade principalmente no âmbito municipal, os GUARDAS são importantes em suas ações no combate e prevenção de vários ilícitos e sim, auxiliam os órgãos policiais como Polícia Militar e Polícia Cívil no sentido de combater índices de violência e também manutenção e preservação do Patrimônio Público MUNICIPAL. O Guarda Municipal deverá zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município; prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais; colaborar, de forma integrada com os órgãos ...