Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2020: A IMPORTÂNCIA e os MISTÉRIOS do VICE-PREFEITO.

Nas eleições para prefeito, as atenções estão geralmente voltadas para os candidatos majoritários das chapas concorrentes. Afinal, são essas pessoas que assumirão o cargo de prefeito, caso sejam eleitas.

Mas o que muitos esquecem é que ao lado de cada um desses candidatos encontramos uma figura misteriosa: o candidato a vice. Sem muitas funções oficiais, além de substituir o titular do cargo, a existência dessa figura é muitas vezes ignorada, o que é um grande problema.

Além de companheiro de chapa, o vice é a pessoa que será mais próxima do poder,  Mas ele não precisa chegar ao lugar do titular para fazer alguma diferença. Um bom companheiro de chapa pode colaborar e muito na administração, dialogando com a sociedade e somando forças com o Prefeito. Assim sendo, é muito importante entender os principais fatores envolvidos na escolha de um vice.

Algumas questões pode ser da curiosidade de muitos leitores: quais são de fato as atribuições de um vice-prefeito?

Oficialmente não são muitas. Pode-se dizer que a principal função de um vice é justamente ser o substituto imediato do prefeito no cargo. Em caso de renúncia, morte, cassação ou impedimento do titular, é o vice que herda o cargo. Ele também assume quando o gestor se ausenta do município, dependendo do caso.

Além de ser simplesmente um tampa-buracos, o vice pode ser também um articulador político, auxiliando o prefeito no cargo em tudo que estiver a seu alcance. Ou seja, ele não precisa assumir o cargo definitivamente para ser uma pessoa ativa na gestão e colaboradora.

Oficialmente, os vices são escolhidos nas convenções que é o espaço em que os partidos definem quem serão seus candidatos e se farão parte de alguma COLIGAÇÃO.

No caso de o partido se coligar a outros, é muito natural que o candidato a vice venha de algum partido de coligação formando uma chapa mista (diferente da chapa pura, com dois nomes de um único partido). Chapas mistas são comuns nesse caso porque o partido com o candidato titular precisa acenar aos outros partidos que eles terão uma participação efetiva na gestão do executivo em caso de sucesso nas urnas. Assim, cargos-chave são oferecidos aos partidos da coligação, e um deles pode ser o de vice.

Após as eleições, o governante terá de formar uma coalizão que o apoie. Note que não estamos falando mais de coligação, pois ela só serve para fins eleitorais. Assim que a eleição termina, cessa também a coligação. Mas a coalizão, que é um arranjo informal de parlamentares que apoiam o prefeito eleito, deve existir ao longo de todo o mandato, dentro do Poder Legislativo.

O vice pode ajudar a articular essa coalizão, especialmente se for de um partido diferente do titular. Nesse caso, ele pode ter mais facilidade para convencer seus correligionários e mantê-los dentro da base de apoio do prefeito.

O vice precisa ser uma pessoa da confiança do titular da chapa. Por um lado, ele deve demonstrar que está apto a ser um bom substitutos e com qualificações que o credenciem como gestor público.

Também não se pode menosprezar a importância da afinidade de ideias entre o vice e o titular. Eles precisam estar sintonizados e ter prioridades semelhantes, caso contrário, podem surgir conflitos. É frequente que candidatos descrevam o vice ideal como alguém que "trabalhe mais e reclame menos" ou que “ajude mais do que atrapalhe”.

Em que pese que a importância da discrição deste candidato, ele também é frequentemente escolhido para render uma votação mais expressiva para a chapa. Por isso, nomes com base eleitoral forte são frequentemente escolhidos, na esperança de que consigam transferir alguns votos adicionais para a candidatura.

Ele(a) pode também trazer votos de bases eleitorais em que o titular não é capaz de alcançar uma boa votação devido a duferencas ideológicas. Dessa forma, ele pode ser um bom complemento à votação do titular.

Você entendeu a importância de um vice-prefeito e como ele pode influenciar no jogo político? Daí os mistérios pelas escolhas deles. Ficando praticamente por último, pós são peças-chaves.

(Politize)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE: Prefeitura distribui MÁSCARAS de proteção individual e orienta população Coroenses.

A prefeitura de São José da Coroa Grande, de acordo com o decreto municipal de nº013/2020 estabelece a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial sempre que o munícipe sair de casa, deslocar-se por via pública ou permanecer em espaços onde circulem outras pessoas, assim como todo e qualquer estabelecimento comercial (usuários, colaboradores, funcionários e outros) e em ambientes como ruas, praças, parques e avenidas, no período de enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional.  O não cumprimento do decreto, correrá o risco da suspensão dos alvarás de funcionamento de acordo com o artigo 268 do código penal brasileiro. O intuito é o combate e prevenção contra o coronavírus protegendo a população. Por meio da Guarda Municipal, a Prefeitura distribuiu máscaras nesta segunda feira (27/04) nas filas das Lotéricas e nas entradas dos supermercados de São José da Coroa Grande. A Guarda Municipal realizou ainda a conscientização da população tra

BOLSONARO: Não estou preocupado com popularidade.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje que não está preocupado com popularidade ou pesquisas, mas sim com o País. Da rampa do Palácio do Planalto, nesta tarde, Bolsonaro respondeu a algumas perguntas da imprensa e foi questionado sobre a pesquisa Datafolha que retrata que 64% dos brasileiros desaprovam a demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde. "Datafolha, pelo amor de Deus. Tem pesquisa melhor que essa aqui", afirmou apontando para populares que se aglomeravam para vê-lo à frente da rampa. "Não estou preocupado com popularidade não, nem pesquisa. Tô preocupado com Brasil". Em seguida, alguns apoiadores passaram buzinando em frente ao Planalto e ele voltou a se referir aos populares: "Olha a DataFolha aí." A pesquisa também apontou que 23% dos entrevistados consideram o trabalho do presidente da República regular, praticamente a mesma marca obtida anteriormente, de 25%. Em termos de desaprovação e reprovação, os níveis apura

PALMARES: Conheça NETO BARBOSA, pré-candidato a vereador por PALMARES.

NETO BARBOSA é pré-candidato a VEREADOR de Palmares pelo PSDB. José Paes Barbosa Neto, nasceu no dia 05 de outubro de 1978, no Hospital Menino Jesus em Palmares/PE, filho de José Paes Barbosa Filho (Zequinha serralheiro aposentado pela Usina Serro Azul) e de D. Maria José do Rego Barbosa (Maria Barbosa/do lar), ambos in memorian.  Neto Barbosa tem cinco irmãos, Betânia Maria Barbosa, Bezilda Maria Barbosa, Benilda Maria Barbosa, Jadson José Barbosa e Bedilma Maria Barbosa, sendo Neto o caçula da família. Neto Barbosa tem um filho, Tércio Lucas da Silva Barbosa de 21 anos que está se formando em Ciências Contábeis pela Mackenzie/SP e também residindo na Capital Paulista.  Neto Barbosa, como é conhecido hoje, é solteiro. Teve uma infância bastante humilde, teve que batalhar ainda muito novo, dividindo-se entre trabalho e estudo. Não possuindo boas condições financeiras, na época com muita determinação e vontade, decidiu estudar, hoje tem o ensino superior incompleto (Direito)