Pular para o conteúdo principal

MARAIAL: Câmara poderá CASSAR prefeito MARCOS MOURA amanhã 03/07 em SESSÃO EXTRAORDINÁRIA.


Câmara pode cassar prefeito Marcos Moura em sessão extraordinária.


Por Normando Carvalho

A Câmara Municipal de Maraial/PE, vota amanhã (03/07) à tarde o relatório de uma comissão processante que investiga atos de Improbidade Administrativa cometidos pelo atual gestor e denunciados por uma cidadã a Câmara de Vereadores que ACATOU as mesmas.


Se o relatório for aprovado na sessão extraordinária, a mesa da Casa deve colocar em votação a cassação do mandato do prefeito Marcos Moura.
Uma cidadã do município protocolou uma Denuncia na Referida câmara.  Que alega crimes  de improbidade administrativa  cometidos pelo atual gestor em NÃO Repassar os 15% da arrecadação dos impostos para a saúde do município e o Pagamento de mais de 1.300.000 (Um milhão e trezentos mil Reais) sem os devidos empenhos das despesas.
Acatada por votos da Maioria , Foi formada uma COMISSÃO ESPECIAL DE INVESTIGAÇÃO (CEI) para apurar os fatos. 
O prefeito tentou junto a justiça local uma Antecipação de TUTELA (Liminar) para tornar sem efeito as ações do legislativo no que foi INDEFERIDO pela justiça.

Após mais de 60 Dias, Os trabalhos da (CEI) Comissão Especial de Investigação foi concluído o Relatório final que será julgado amanhã 03/07/2020 pelos vereadores.
Os advogados do prefeito, tentaram novamente conseguir uma liminar desta feita com o Juiz plantonista em Palmares Dr. Rodrigo que deu 48 horas para a comissão apresentar documentos que comprovassem as denúncias e não atendeu ao pedido optando por ouvir o contraditório.
O prefeito Marcos Moura teve todo o direito de se defender respeitado, uma vez que foi notificado das reuniões e das acusações pela comissão de investigação inclusive, com intimação publicada no Diário Oficial de Pernambuco com data de 30/06/2020 sobre a comissão especial que trás o número 002/2020.
Para cassar o mandato do prefeito são necessários dois terços do número de parlamentares. alguns vereadores já afirmam que é possível prever o resultado da votação já que a OPOSIÇÃO tem a maioria no legislativo municipal

Art. 6º Extingue-se o mandato de Prefeito, e, assim, deve ser declarado pelo Presidente da Câmara de Vereadores, quando: I - Ocorrer falecimento, renúncia por escrito, cassação dos direitos políticos, ou condenação por crime funcional ou eleitoral.

O JURÍDICO DA CÂMARA MUNICIPAL precisa atinar para as diferenças entre AFASTAMENTO, IMPEDIMENTO e CASSAÇÃO. O blog procurou se informar se o relatório final solicita quais das três situações e foi informado que seria CASSAÇÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALMARES: A lista dos INDEFERIDOS para VEREADOR só aumenta.

Em Palmares/PE, a LISTA dos candidatos a VEREADOR que tiveram seus pedidos de REGISTRO INDEFERIDO pela JUSTIÇA ELEITORAL só AUMENTA. Abaixo mais alguns que segundo a justiça, estão INAPTOS a concorrerem no próximo pleito: Em todos os INDEFERIMENTOS, cabe recursos.

SEGURANÇA: GCM quais as ATRIBUIÇÕES e o PAPEL da GCM (Guarda Civil Municipal) no município?

Muito se discute quais as atribuições e o papel da Guarda Municipal na Sociedade. Várias são as indagações sobre PODER DE POLÍCIA, ATUAÇÃO POLICIAL e PORTE LEGAL DE ARMAS. Verdadeiros defensores da sociedade principalmente no âmbito municipal, os GUARDAS são importantes em suas ações no combate e prevenção de vários ilícitos e sim, auxiliam os órgãos policiais como Polícia Militar e Polícia Cívil no sentido de combater índices de violência e também manutenção e preservação do Patrimônio Público MUNICIPAL. O Guarda Municipal deverá zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município; prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais; colaborar, de forma integrada com os órgãos ...

SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE: Ex-prefeita e Pré-candidata ELIANAI BUARQUE(PSB) poderá ter CONTAS REJEITADAS pela Câmara de São José da Coroa Grande e ficar INELEGÍVEL.

A rejeição das contas foi apontada por parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE) e já se encontra no Legislativo Municipal para JULGAMENTO. O TCE Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, enviou a Câmara Municipal de São José da Coroa Grande com PARECER PRÉVIO PELA REJEIÇÃO, as contas da Ex-prefeita e Pré-candidata ELIANAI BUARQUE referente ao exercício financeiro 2016.  Na ocasião o Tribunal de Contas identificou irregularidades e com base no parecer técnico, houve a recomendação à Câmara Municipal de São José Coroa Grande para que reprovassem as contas da Sra. ELIANAI BUARQUE, O que PODERÁ ser efetivado em reunião ordinária ainda a ser realizada pelo Legislativo Municipal. Sobre a votação na Câmara de vereadores: Serão necessários dois terços dos votos para derrubar a recomendação do Tribunal de Contas, o que também poderá não acontecer uma vez que, os adversários político da Ex-prefeita, detém maioria dos Vereadores em suas bases de apoio, ...